top of page

HISTÓRIA DOS SIOUX

O Inicio...

Tudo começou com um sonho, um sonho de um que passou a ser, também, o de outros. Esse sonho, que pertencia ao nosso elemento fundador, Tigre Veloz, começou a dar os seus primeiros passos na sua vida escutista. Desde cedo se sobressaía uma característica nele, a sua capacidade de liderança e inspiração para os outros, pois, ainda lobito já liderava as suas equipas. O sonho de formar um grupo para tornar o mundo um lugar melhor foi crescendo e em 2002 organizou para os seus amigos um acampamento de 4 dias sob o tema "Gerónimo", com o objectivo de estabelecer os laços de amizade, a mística dos índios norte-americanos e desenvolver técnicas de vida em campo. Mais tarde em 2007, os seus amigos que haviam participado nesse acampamento, pediram-lhe para ajudar a organizar um outro acampamento para os seus irmãos mais novos, sinal este do quanto aquele acampamento os marcou! Nessa mesma actividade, cujo nome foi "Sioux" surgiu um dos grandes símbolos dos Sioux o grito!

Pré Formação...

2010 foi um ano muito importante, não só para Tigre Veloz, mas também para a Irmandade, pois realizou um acampamento para um grupo de alunos da sua escola onde leccionava. Foi um acto arriscado mas com plena confiança nas suas capacidades e no grupo em questão avançou! Assim, entre 18 e 21 de Fevereiro, organizou-se um acampamento à semelhança do que tinha sido feito em 2007. O local escolhido foi Aveiras de Cima, que desde então tem sido um local de referência para as nossas atividades. Os participantes foram divididos em duas equipas: os Santees, chefiados pela Susana Nápoles; e os Tetons, chefiados pela Felina. O Acampamento foi um sucesso! Esse mesmo grupo tornou-se ainda mais unido, passaram a ver a vida com outros olhos! Nesta actividade, inconscientemente, os participantes realizaram um juramento, à semelhança do actual, com base nos valores que mais tarde dariam origem a este movimento.

 

​A 6 de Novembro de 2010, a convite do Tigre Veloz, uma vez mais a maioria dos participantes no acampamento Sioux, realizaram uma actividade em Caneças denominada "Excalibur", dedicada a Nun'Álvares Pereira, personalidade que se comemora nesse mesmo dia. Essa actividade culminou com uma Velada de Armas em que todos foram investidos Cavaleiros. Cerimónia esta que se tornou basilar na nossa Irmandade, e que ainda hoje se continua a realizar para a entrada de novos membros. Nesta actividade entrou , pela primeira vez, um antigo chefe de escuteiros do Tigre Veloz. Além de ter sido um dos seus "professores", foi uma pessoa que lhe incutiu os valores que o nosso grupo hoje defende, como a Amizade, o respeito pela Natureza, a União, a Responsabilidade e a Independência. Esta pessoa cujo nome totem é Coelho Brincalhão, é também importante para a Irmandade devido à sua enorme experiência de campo e de vida.

​A 27 de Fevereiro de 2011, um dos novos Cavaleiros, tomou a iniciativa de organizar uma actividade, em Famões, dedicada ao tema de Baden-Powell, denominando-se de "Impeesa". Nesta actividade, à semelhança do que aconteceu no acampamento anterior, realizou-se o Juramento a um novo membro que mais tarde seria conhecido entre nós como Gnáská. Nesta actividade participaram o que seriam os fundadores dos Sioux.

Estas duas actividades estruturaram o que viriam a ser os Padroeiros do nosso movimento. Segundo o seu exemplo o Juramento e Velada de Armas fazem-se por tradição por alturas do dia de Baden-Powell e Nun'Álvares respectivamente.

Nos dias 29 e 30 de Outubro de 2011, realizou-se, em Aveiras de Cima a 2ª Velada de Armas para investir o membro que prestou Juramento em Fevereiro. Nesta mesma actividade participaram pela primeira vez 2 novos membros, que nessa madrugada prestaram o seu Juramento. Foi no final desta actividade que o grupo se reuniu e decidiu criar formalmente um movimento por forma a regulamentar as actividades, objectivos e entrada de novos membros para o grupo.

A 30 de Novembro de 2011 o sonho tornou-se finalmente uma realidade, fundou-se os SIOUX! realizou-se a 1º Assembleia Geral, como refere o código civil, sendo aprovados os primeiros Estatutos dos SIOUX. Nesta reunião, que se passou a denominar de Conselho de Tribo, foi criada uma Equipa, e  foram eleitos o primeiro Chefe e Subchefe de Equipa, Goyathlay e Susana respectivamente.

A 22 de Fevereiro realizou-se o 2º Conselho de Tribo, a 26 de Fevereiro reuniu-se o 1º Conselho de Equipa, tornando-se este dia comemorativo para a Equipa cujo nome desta foi baptizado de "Alvar'Hawk".

Nos dias 17 e 18 de Março realizou-se nas Caldas da Rainha uma actividade denominada de "Kantakye", com o objectivo de aprofundar a vida de Baden-Powell e de Nun'Álvares. Esta foi a 1ª actividade dedicada aos nosso padroeiros. Pernoitámos no lugar da Torre e atribuímos o nosso 1º nome totem de Gnáská.

Os Sioux...

2012

A primeira prioridade foi dar formação aos novos Chefes de Equipa, como tal nos dias 14 e 15 de Janeiro reuniu-se o primeiro Conselho de Chefes de Equipa, no qual se fez a preparação para a Investidura do respectivos cargos e foram elaboradas as provas de admissão para os Sioux. Esta actividade desenrolou-se no Bombarral, Montejunto e Aveiras de Cima.

A 14 de abril reuniu o Conselho de Chefes de Equipa para dar forma aos que seriam os primeiros regulamentos dos Sioux e respetivos Cerimoniais que foram aprovados e entraram em vigor no dia 29 de abril.

A 29 de abril realizou-se a atividade "Seroul" no parque do Cabeço de Montachique. Esta atividade explorou as capacidades físicas e intelectuais de cada um e serviu de preparação para o acampamento que se iria realizar no verão.

Nos dias 2 e 3 de junho, os chefes de equipa realizaram uma atividade para os aspirantes Jorge e Telmo que estavam a realizar as provas de admissão. Esta atividade denominou-se "Avalon" por ser num local místico medieval de grande significado histórico e cultural. Esta atividade apelou à reflexão e ao desenvolvimento da amizade entre todos, mas acima de tudo de prepração pessoal para a investidura de cavaleiro para a qual os aspirantes se estavam a preparar.

A 24 de Junho, a Irmandade realizou o tradicional churrasco e da parte da tarde atribuíu em Conselho de Tribo o seu segundo nome totem de "Goyathlay" relembrando um antigo nativo americano da tribo apache que ficou conhecido por Jerónimo. Durante o mês de julho a Equipa Alvar'Hawk esteve em árdua preparação para o acampamento que se aproximava em Agosto de nome "Niké"

De 11 a 15 de Agosto, os Sioux realizaram, até essa data, a sua atividade mais distante, em que durante 4 intensos dias desenvolvemos a mística da cultura Grega e dos Jogos Olímpicos. Desde raids sob o sol escaldante, a mergulhos refrescantes em que Goyathlay se destacou nas provas de natação ficando desde então também conhecido por phelps do "casal do rato", noites mal dormidas, guardas de honra, choros e rizos à mistura, foi sem dúvida a atividade que marcou o ano de 2012. Ficaram as saudades dos dias vividos, mas sobretudo a falta de quem não pode ir. De salientar que nesta atividade 4 cavaleiros alcançaram as 10 noites em atividades.

Os trabalhos dos Sioux recomeçaram com uma atividade nos dias 8 e 9 de Setembro na Charneca da Caparica onde a equipa Alvar'Hawk atribuiu a sua primeira insígnia de equipa anual. Ficou celebre o desempenho do Gnáská nesta atividade e um longo conselho de tribo que se prolongou até quase às 4 da manhã. Nesta atividade houve mais um Cavaleiro a fazer as 10 noites de tribo.

No dia 6 de Outubro  Conselho de Chefes de Equipa pré aprovou a passagem dos primeiros Aspirantes a Cavaleiros  e no dia seguinte, o Aspirante Jorge organizou uma atividade pela cidade de Lisboa que ficou conhecida por "Lyuba".

De 3 para 4 de Outubro foram investidos dois novos Cavaleiros na 3ª Velada de Armas, seguida da tradicional feijoada por terras do Cadaval. Foi um marco significativo da história dos Sioux que lançou os trabalhos para o ano de 2013. De salientar ainda que durante a Velada de Armas,os Sioux atribuiram o seu terceiro nome totem de "Felina".

O Inicio até 2012         2013      2014      2015     2016   2017/2018

SIOUX Associação sem fins lucrativos

bottom of page