top of page

HISTÓRIA DOS SIOUX

​O mês de Abril foi um mês de transformações e mundanças nas vidas dos membros dos Sioux que afetou em muito o seu  funcionamento. Assim, houve uma restruturação da Equipa Akelá com a eleição de uma nova Chefia da Equipa e uma atividade nos dias 5 e 6 de abril denominada "Tesouro de Portugal", na qual os Sioux visitaram o Palácio de Mafra e fez uma caminhada na tapada de Mafra para observação da fauna e flora. Nesta atividade houve um trágico acontecimento com o falecimento de um cidadão em que os Sioux tentaram por todos os seus meios salvar e socorrer. No dia 27 de Abril foi então investida a nova Chefia da Equipa Akelá e atribuido um segundo Louvor pela Direção à Cavaleira Epona.
Ao entrar no Verão, toda a estrutura do movimento sofreu profundas transformações que durou os meses de Maio, junho, Julho e Agosto. Em Setembro os Sioux começaram um processo de renovação que passou por uma Direção provisória assegurada pelos Cavaleiros Goyathlay e Jorge, o Conselho de Honra é suspenso por demissão da Porta-Estandarte e Secretário e reformulam-se a constituição das Equipas.  No final desse mês a Cavaleira Susana deixa os Sioux,o que deixou uma enorme saudade e tristeza em todos os elementos.
Em Outubro os Sioux relança-se para uma nova vida e etapa com o principal objetivo de finalizar o ano de "Os Corsários", de investir os seus dois Aspirantes e refortalecer os seus órgãos e mecanismos de funcionamento. Assim, nos dias 11 e 12 de Outubro realiza-se nos conselhos do Bombarral e Cadaval a atividade "Jolly Roger" que tinha como principal objetivo testar o funcionamento das equipas, descobrir o Scalp que há um ano se procurava e fortalecer laços e espirito de grupo entre os membros. A atividade foi marcante, muito dura fisicamente mas com um espirito renovado de amizade e interajuda que marcou o processo de viragem. A equipa Alvar'Hawk, entre dores, bolhas, frio, chuva e muitas lágrimas conseguem finalmente descobrir Scalp no sopé da serra de Montejunto. Nessa noite, realizou-se a ativdade Avalon para os Aspirantes, e a Noviça Catarina faz o seu juramento e é nomeada Aspirante. No Conselho de Tribo de dia 12 de Outubro, uma nova Direção é eleita com um novo projeto e missão, para entrar em funções no dia de Nun'Álvares.
Estavam os alicerçes lançados para mais um mês de Novembro em grande. No dia 8 de Novembro realizou-se então mais uma Velada de Armas, com a investidura de dois novos Cavaleiros, algo que não acontecia desde 2012. Na Velada de Armas atribuiu-se o Scalp da atividade anual "Os Corsários" à Equipa Akelá que venceu por escassos 7 pontos. Deu-se também a introdução ao novo tema anual que foi dedicado aos Celtas com o nome "Triskelion". Foi um acontecimento marcante que ficará certamente na memória de todos os presentes. Nessa noite foi também atribuido ao Chefe de Tribo a sua 25ª noite, sendo o primeiro Cavaleiro a conseguir tal feito.

O Inicio até 2012         2013      2014      2015     2016   2017/2018

2014...

O ano de 2014 começou com um primeiro Conselho de Tribo a 12 de Janeiro no qual foi admitida mais uma Noviça para iniciar o seu precurso de formação e dois novos Cavaleiros iniciavam as provas para aquisição de insígnias de mérito. Bons ventos pareciam soprar na genoa da nossa embarcação Corsária, não adivinhando o ano duro que viria a ser o 2014.

Devido a vários factores, foi um ano que não foi rico em atividades, de salientar a atividade comemorativa do dia de BP na Costa da Caparica nos dias 22 e 23 de Fevereiro de 2014, na qual foi atribuido mais um nome Totem, desta vez à então Porta-Estandarte "Fénix".

Realizou-se também uma atividade de Chefes de Equipa denominada "Nautilus" realizada nos dias 29 e 30 de março de 2014, na qual trabalhou-se o ensino de técnica, nomeadamente sobre a elaboração de mastros. Esta atividade teve lugar em Pêro Moniz.

SIOUX Associação sem fins lucrativos

bottom of page