top of page
2013...

Entre 30 de Novembro de 2012 e 23 de Fevereiro de 2013, os Sioux iniciaram uma profunda reflexão sobre os seus documentos orientadores, por forma a dar resposta a problemas que foram surgindo o longo do ano de 2012, dando-se assim a segunda revisão dos regulamentos e estatutos dos Sioux. Um facto importante a salientar foi a aprovação do cerimonial de Cavaleiro da Pátria e à criação de uma nova equipa.

No dia 22 de Fevereiro realizou-se um almoço convívio em Caneças com os Cavaleiros disponiveis, e nos dias 23 e 24 de Fevereiro, por forma a comemorar o dia de BP, realizou-se em Caneças, em parceria com a obra da Imaculada Conceição e de Santo António, a atividade "Dar Mais", com o intuito de animar o dia às crianças que vivem nessa instituição.

HISTÓRIA DOS SIOUX

A atividade "Dar Mais" foi organizada pela Cavaleira Andreia e destacou-se igualmente pela atribuição das 10 noites à Cavaleira Sara. Esta atividade teve especial importância na vida do nosso movimento, pois iniciou toda uma vontade de aprofundar os valores da solidariedade e na participação de diversos eventos em prol da comunidade. No dia 23 de Fevereiro atribuiu-se igualmente mais um nome Totem, desta vez de EPONA.

A 10 de março, teve lugar o 1º Conselho de Chefes de Equipa de 2013, com intuito de formar os novos chefes da equipa que se encontravam em formação, a fim de os preparar para a sua investidura e missão.

Nos dias 16 e 17 de Março, realizou-se em Peniche, uma atividade organizada pelos Cavaleiros Goyathlay e Jorge, denominada "A Fuga". Esta atividade incluiu uma visita à antiga prisão política na fortaleza de Peniche com o intuito de dar a conhecer aos membros a realidade vivida em Portugal antes do 25 de Abril.

Nesta atividade realizou-se a investidura do Chefe e Subchefe da "Equipa em formação", e do novo Subchefe da equipa Alvar´Hawk; A Cavaleira Epona foi distinguida com um louvor pela direção, pelo sucesso da atividade "Dar Mais"; e a cavaleira Joana alcançou a sua 10ª Noite em Tribo.

Se o mês de Março estava a prometer, tendo sido rico em acontecimentos e atividades, nesse mesmo mês, deparámo-nos com a saída da Cavaleira Felina, tendo sido este um momento de grande dificuldade para todo o grupo e de profunda tristeza. Contudo, conseguimos continuar caminho na demanda dos nossos objetivos.

A 27 de Março, a nova equipa formada no dia 23 de Fevereiro, adopta o nome de "Akelá", em homenagem ao padroeiro BP, o "Lobo que não dorme" e decide viver a mística do lobo e da alcateia. A Equipa Akelá escolhe esse dia para o dia de Equipa.

Em Abril os membros eleitos para o Conselho de Honra recebem uma formação adequada aos novos cargos que desempenham organizada pelo Tigre Veloz e Goyatlhay.

No dia 21 desse mês é debatida e aprovada uma proposta de admissão de dois Noviços, ganhando os Sioux um novo folego e um significativo crescimento. Os novos Noviços participaram pela primeira vez numa atividade a convite do Conselho de Chefes de Equipa no dia 1 de Maio em Sintra.

Em Junho realizou-se o tradicional churrasco e Conselho de Tribo. Nesse conselho agendou-se uma atividade para cada equipa que ficaria marcada em todos os que participaram  - "Brownsea"

No inicio de Julho a Irmandade recebeu uma feliz notícia que dois dos seus membros foram pais pela primeira vez. Nos dia 13 e 14 de Julho realizou-se a atividade "Brownsea" para a Equipa Akelá e a 31 de Agosto e 1 de Setembro para a Equipa Alvar'Hawk. A atividade foi denominada "Brownsea" em homenagem ao 1º acampamento que BP fez na ilha com esse nome. Da mesma forma como foi a 1ªatividade só de equipa que houve nos Sioux. Esta atividade realizou-se em Aveiras e teve um nível de dificuldade bastante elevado, tendo sido das mais duras até a essa data. O símbolo desta atividade foi o chifre de Kudu que BP soprou nesse longíquo acampamento em 1907.

No final do mês de Julho, mais precisamente nos dias 27 e 28, realizou-se um Conselho de Chefes de Equipa que teve início na Caldas da Rainha e terminou em Salir do Porto. Este conselho deu inicio ao tema "Os Corsários" que seria desenvolvido até Novembro de 2014. Sendo a primeira atividade sobre o tema dos piratas, escolheu-se uma baía acolhedora para diversos jogos aquáticos e dormimos pela primeira vez ao relento numa atividade. Fomos aconchegados por um céu frio e estrelado toda a noite e com o nascer do dia uma chuvinha para não fugir à tradição. O símbolo para a atividade anual "Os Corsários" foi uma caveira ladeada por dois sabres cruzados, inspirada na bandeira "Jolly Roger" do capitão Jack Rackham. Símbolo esse que acompanhou todas as atvidades relativas ao tema.

Esta atividade foi vencida pela Equipa Akelá e chamou-se "Ahoy", expressão pirata de saudação. Nesta atividade o Cavaleiro Gnáská e Jorge alcançaram a 10ª noite de Tribo. Estes cerimoniais foram presididos pelas Cavaleiras Epona, Susana e Sara. Para a atividade "Ahoy" adoptámos o símbolo de uma caveira enrolada em pano, tapando um dos olhos, simbolizando para nós o rumo do desconhecido que esta atividade do tema "Os Corsários" iria ser o ponto de partida.

O mês de Outubro, foi palco de importantes acontecimentos. No dia 3 desse mês, o Tigre Veloz e o Goyathlay procederam ao levantamento dos primeiros uniformes dos Sioux, que viriam a ser estreados no dia 6 de Outubro na atividade "7 Mares".

No dia 6 de outubro realizou-se então a atividade "7 Mares" no parque das nações em lisboa, na qual, o ponto de destaque foi a atividade de canoagem que foi desenvolvida. Esta atividade foi vencida pela equipa Akelá por escassa margem e a equipa Alvar'Hawk deu a conhecer o seu grito. No final desse dia, os Noviços Luís e Miguel receberam o voto de confiança de todo o movimento para dar mais um passo em frente e fazerem Juramento a 10 de Novembro. Esta atividade teve o seguinte símbolo:

No final desse mês houve a notícia já esperada da saída de mais um membro, no mesmo dia que mais uma Cavaleira abraçou a missão da maternidade e que trouxe um rebento novo ao seio do grupo.

O mês de Novembro engalanou-se para comemorarmos mais um dia de Nun'Álvares, desta vez na serra do monsanto em Lisboa. Esta atividade teve a cargo de duas Cavaleiras que se estrearam na organização de atividades, sendo esta batizada de "Piratas das Caraíbas". Esta atividade decorreu no dias 9 e 10 de Novembro na qual há a salientar a atribuição de um Louvor ao Cavaleiro Goyathlay por parte da direção pelo seu empenho na vida da Irmandade e esforço pelo desempenho do cargo de Chefe de Equipa nos últimos dois anos. Nessa atividade os Noviços fizeram o seu Juramento e passaram a Aspirantes dos Sioux.

 

O ano de 2013 terminou, ao nível de atividades, com mais uma atividade comemorativa do 2º aniversário dos Sioux e da Restauração da Independência de 1640. Esta atividade foi ganha pela Equipa Alvar'Hawk que obteve, assim, a sua primeira vitória na atividade de "Os Corsários". De salientar a atribuição da 10ª noite de Tribo ao Cavaleiro mais recente até então.

 

O Inicio até 2012         2013      2014      2015     2016   2017/2018

SIOUX Associação sem fins lucrativos

bottom of page