"SIOUX"- vida ao ar livre


Nível de Alerta - Verde
2015...
O ano 2015 foi um ano de grandes mudanças e transformações nos Sioux. Foi talvez, desde a sua fundação, o ano mais difícil que o movimento viveu. Contudo, também houve momentos muito positivos e atividades que conseguiram marcar a história desta associação. Os três primeiros meses do ano tiveram muitos acontecimentos. Em Janeiro houve um Conselho de Chefes de Equipa em Monsanto que teve como principal objetivo dar introdução ao tema "Triskelion" e preparar o mês de Fevereiro no qual iriamos comemorar o 5º aniversário do 1º acampamento. Nesse mesmo mês de Janeiro a Cavaleira Epona organizou a atividade "Alun" em Caneças.
No mês de Fevereiro, houve muita acção na semana de 15 a 22 de Fevereiro. Esta semana foi destinada à comemoração condigna do 5º aniversário do 1º acampamento. No dia 15 realizou-se então no parque municipal do Cabeço de Montachique a atividade "Sioux" na qual participaram duas pessoas exteriores ao movimento que aceitaram o desafio de voltar a viver momentos identicos aos vividos 5 anos antes. Apesar de alguma chuva, a alegria foi geral e o dia um verdadeiro sucesso, no qual as equipas originais (Santees e Tetons) voltaram a ganhar vida.
HISTÓRIA DOS SIOUX




No dia 17 de Fevereiro realizou-se em Caneças um cerimonial evocativo dos 5 anos do 1º acampamento com a presença de toda o grupo. E nos dias 18 a 20, os Cavaleiros Tigre Veloz, Coelho Brincalhão, Telmo e Gnáská realizaram um acampamento com o tema "Viriato", cujo principal objetivo era estar em atividade, precisamente, nos mesmos dias que 5 anos antes tudo se iniciou. O local escolhido foi Pêro Moniz. Apesar de serem poucos participantes, foi um acampamento inesquecível onde tivemos a surpresa de alguns cavaleiros terem aparecido no acampamento para jantar e dormir. Neste acampamento a Cavaleira Epona alcançou a sua 25ª noite de Tribo.




Março foi o culminar das atividades atrás enunciadas. Realizou-se, como é hábito, um Conselho de Chefes de Equipa nos dias 28 e 29, em que no último dia foi aberto a todos os membros que quisessem participar. Foi um Conselho muito importante para a formação dos chefes de equipa e para o desenvolvimento de técnicas de pioneirismo com a montagem de uma pequena torre de vigia que foi a delícia de todos os participantes. No segundo dia, foi dedicado a atividades, que incluiu um percurso num rio e finalizou com rapel. Nesse dia foram atribuidas as primeiras insígnias de mérito aos Cavaleiros Gnáská e Epona. A Aspirante Catarina Cunha recebeu também um louvor por parte da Direção pela sua prestação até então. Este conselho foi baptizado de "Os Lusitanos"


Em Junho houve mais uma atividade realizada pela Cavaleira Epona em parceria com a "Carruagem do Sucesso" como tema "A noite dos Índios". Seguiu-se uma época conturbada coma saída de dois Cavaleiros em Julho. Em Outubro realizou-se um Conselho de Tribo onde foi aprovada a investidura da Aspirante Catarina Cunha, no dia de Nun'Álvares realizou-se pela primeira vez um içar e arrear das bandeiras num dia de semana como forma de celebração desse dia. No dia 22 de Novembro a atual Direção demite-se e inicia-se o processo eleitoral para uma nova eleição. Não se realiza Velada de Armas na data prevista por impossibilidade da Aspirante e que em conjunto com o Cavaleiro Goyathlay apresentam o pedido de demissão no dia 30 de Novembro ao Conselho de Tribo. De salientar que nesse dia, alguns Cavaleiros realizaram um passeio pela Serra de Montejunto por forma a comemorar o 4º aniversário da Formação dos Sioux. Nesse mesmo dia é eleita uma nova Direção.















